OBRAS RARAS

HISTÓRIA

A Biblioteca de Obras Raras da Escola de Minas (BIBORAR) guarda o acervo inicial da antiga Biblioteca da Escola de Minas de Ouro Preto – EMOP, estabelecida em 1878, a partir da coleção particular do professor de ciências francês Claude Henri Gorceix (1842-1919), doações da École des Mines de Paris e convênio com a editora Gauthier-Villars..

Instalada desde 1897, no salão do antigo Palácio dos Governadores, a Biblioteca da EMOP reuniu ao longo dos anos o que havia de melhor em obras científicas, de viagens, leis, obras de referência e etc. Após a incorporação da Escola de Minas à UFOP, em 1969, o acervo foi gradativamente dividido. Os livros raros e antigos permaneceram na sede da EM da Praça Tiradentes, na então denominada Biblioteca Central da EM ou “biblioteca de pesquisas”, que interrompeu suas atividades em meados da década de 1990.

A antiga Biblioteca foi reaberta ao público em 2000, após reforma das instalações físicas e restauração dos principais títulos do acervo, com nova denominação e missão. Assim, a biblioteca reinaugurada, passou a ser denominada “Biblioteca de Obras Raras Professor José Pedro Xavier da Veiga”, em homenagem ao ex-aluno, professor e bibliotecário da EM, ou simplesmente Biblioteca de Obras Raras da Escola de Minas. Sua missão é salvaguardar, organizar e preservar o acervo original da primeira Biblioteca da EM.

Atualmente, a BIBORAR reúne cerca de 22000 volumes de publicações técnico-científicas nas áreas de ciências naturais, puras e aplicadas, que incluem livros e periódicos raros, enciclopédias, guias, manuais e legislação, editados entre os séculos XVII ao XX, no Brasil e no exterior. A Biblioteca guarda ainda a Coleção Carlos Walter e a Coleção Ex-alunos e Ex-professores da Escola de Minas, acervos bibliográficos de renomados profissionais que passaram pela instituição. O Laboratório de Conservação Preventiva de Materiais Gráficos “Eng. Cássio Elysio F. Damázio” é o setor responsável pela conservação de todo o acervo da BIBORAR.

Serviços oferecidos:
• Comutação bibliográfica
• Consulta local
• Exposições temporárias
• Levantamento bibliográfico
• Visita Monitorada
• Treinamento em conservação preventiva

 
CONTATO
 
Biblioteca: Obras Raras da Escola de Minas E-mail: obrasraras@em.ufop.br

Horário de funcionamento: 08h às 17h Horário de atendimento: 09 as 12hs e 13 às 17hs, mediante agendamento
Bibliotecária: Renata Ferreira dos Santos Horário de trabalho: 08 às 17h
 
Nome do Servidor Horário de trabalho    E-mail
Vaga do Jorge 8h às 14h    
 Vaga do José Sillos  11h às 17hs    

 

Endereço:
Praça Tiradentes, nº 20
Centro
CEP 35.400-000
Ouro Preto – MG
Tel. (31) 3559-1898
E-mail:  obrasraras@em.ufop.br
Site: http://www.obrasraras.em.ufop.br/

Share
Translate »