Biblioteca do ICHS ganha Sala de Acessibilidade

Com o intuito de atender as pessoas com deficiências e com necessidades específicas de toda a comunidade acadêmica, foi inaugurada, no dia 6 de março, a Sala de Acessibilidade do ICHS, que está localizada na Biblioteca do Instituto. O espaço fica aberto de segunda a sexta e conta com um monitor especializado para dar suporte aos usuários.

A solenidade de abertura contou com a participação da diretora do Instituto, professora Margareth Diniz, com a coordenadora do Núcleo de Educação Inclusiva (NEI), Marcilene Magalhães da Silva, e demais membros do Núcleo, com a coordenadora da Biblioteca do ICHS, Michelle Karina Assunção Costa, além da participação de alunos com necessidades específicas. Segundo Margareth, a criação de um espaço voltado para a acessibilidade é algo que já era planejado há algum tempo. “Pensamos na sala para atender os alunos que chegam com algum tipo de necessidade específica no ICHS, embora ela também esteja disponível para os alunos do ICSA”, destaca.

Para a coordenadora do NEI, estimular e garantir o direito à educação desses alunos com deficiência é de fundamental importância para a inclusão acadêmica, diante das barreiras impostas. “A sala de Acessibilidade representa uma grande conquista. Desde a reforma do ICHS se imaginava esse espaço, mas só agora conseguimos conquistá-lo”, comenta Marcilene. Ela ainda adiantou que os funcionários da Biblioteca receberão uma formação para melhor atender os alunos, incluindo curso de libras e aulas de tecnologias assistidas.

A conquista da sala não foi importante somente para os alunos. A bibliotecária Michelle Karina destaca que o espaço irá agregar muito. “A informação não pode ser excludente, e é função de quem trabalha na Universidade dar apoio aos alunos com necessidades especiais.” Michelle teve a iniciativa de aprender libras para estar mais bem preparada para o atendimento a pessoas com deficiências auditivas.
Translate »