Sala de Acessibilidade (NEI)

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) desde meados da década de 1990, vem desenvolvendo, através do Núcleo de Educação Inclusiva (NEI) um trabalho de apoio à inclusão do aluno com necessidades educacionais especiais. A ação vem desvendar um campo de atuação ainda muito pouco explorado, no que se refere ao suporte necessário a esse aluno que, apesar das barreiras impostas pela sociedade, consegue desafiá-las, superá-las e romper as portas do ensino superior.

Em 2015, a parceria entre Nei e Biblioteca Alphonsus de Guimaraens criou um espaço acessível no interior da biblioteca, com objetivo de que estudantes com deficiência usufruam do espaço de maneira plena. Tecnologias assistivas como, máquina de escrever braille, leitor autônomo, lupas, dentre outras, estão à disposição dos estudantes, além de computadores com softwares acessíveis.

O espaço de acessibilidade da biblioteca está em pleno funcionamento e pode ser utilizado por todos aqueles que necessitam de um atendimento diferenciado que contribua para a promoção de sua inclusão e acessibilidade acadêmica.

Durante a semana, a sala de acessibilidade conta com monitores do Núcleo de Educação Inclusiva, os quais são orientados pela equipe do NEI e da Biblioteca. Além disso, o espaço está disponível para receber visitas técnicas que tenham o intuito de conhecer o trabalho realizado pelo Núcleo de Educação Inclusiva juntamente com Biblioteca Alphonsus de Guimaraens. As visitas podem ser agendadas pelo e-mail inclusao@ufop.bracessibilidade.ichs@gmail.com

Sala acessibilidade site biblioteca

Fonte: Arquivo NEI/UFOP

Tecnologias assistivas disponíveis aos usuários