Acesso ao portal de periódicos da CAPES

O Portal de Periódicos científicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), reúne e disponibiliza um rico conteúdo científico internacional online, dentre eles, bases referenciais, bases dedicadas à patente, livros, estatísticas, conteúdo audiovisual, enciclopédias, obras de referência e normas técnicas.

Diante do alto custo para atualizar o acervo das Universidades Federais, e a impossibilidade de acesso as bibliotecas brasileiras à informação científica internacional, o portal foi criado com intuito de atender ao universitário que tem necessidade de buscar novos conhecimentos em diferentes países e diminuir a disparidade regional no acesso a essa informação.

O Portal de Periódicos científicos atende questões dos setores acadêmico, produtivo e governamental, além de propagar o conhecimento científico brasileiro no exterior. Com a responsabilidade de desenvolver avigoramento dos programas de pós-graduação no Brasil, ele tem o propósito de democratizar o acesso online ao conteúdo científico internacional de alto nível.

O acesso aos materiais disponibilizados pelo Periódicos Capes é realizado através da rede das instituições associadas, ou seja, somente será possível acessar esse serviço utilizando um computador dentro da instituição. Algumas instituições, inclusive a UFOP, disponibiliza aos seus usuários mecanismo que possibilitam o acesso de casa.

Mediante solicitação, o SISBIN pode agendar treinamentos para a utilização do Portal de Periódicos; fora dessa situação, as bibliotecas possuem pelo uma pessoa capacitada a orientar os usuários na utilização do serviço.